20.2.18

Primeiros Filmes

Por Gilberto Caetano [Guerrilla] 
Grandes cineastas produziram seus primeiros filmes fora do sistema mercadológico, no caso de Hollywood, fora da lógica dos grandes estúdios.

Entres muitos deles Martin Scorsese, Stanley Kubrick e John Cassavetes (que merece um post especial sobre seu trabalho independente).

Kubrick para produzir seu primeiro filme Fear and Desire, o pai dele resgatou seu seguro de vida para ajudar. O documentário Stanley Kubrick: Imagens de Uma Vida mostra muito bem esse início de carreira.


Scorsese fez Quem Bate À Minha Porta em 1967, com Harvey Keitel. Depois foi trabalhar com Roger Corman em filmes de baixo orçamento (chamados de Filmes B) como também trabalharam James Cameron, Francis Ford Coppola, John Sayles, a lista é longa.


L
Robert Rodriguez e Quentin Tarantino foram os queridinhos do cinema independente norte-americano nos anos 90. Tarantino começou com Cães de Aluguel e Rodriguez com El Mariachi, uma pérola que custou 7 mil dólares. Rodriguez foi cobaia de experimentos medicinais para financiar parte da verba do filme.

L
Antes, em 89, "sexo, mentiras e videotape"  ganhou a cobiçada Palma de Ouro em Cannes, revelando Steven Soderbergh.

L
Mad Max, o primeiro de 1979, de George Miller, foi o filme independente que mais lucrou na história do cinema, cerca de 100 milhões de dólares, até surgir A Bruxa de Blair em 1999. Fita de terror que apavorou platéias.

Sam Raimi, grande diretor da primeira trilogia do Homem-Aranha começou com A morte do demônio.

E mais cineastas como Darren Aronofsky, Irmãos Coen, Spike Lee, Christopher Nolan e tantos outros que começaram com filmes independentes.

Robert Redford criou um festival para divulgar o cinema independente chamado Sundance Film Festival. Referência ao nome de seu personagem no filme Butch Cassidy.
Um festival cultuado por seu espírito arrojado em divulgar cineastas e atores com propostas diferentes de produzir cinema fora do esquema dos estúdios.

E o Brasil? Estamos crescendo a cada ano. Principalmente pela revolução digital depois dos anos 2000. Mas antes já havia o VHS ou a Boca do Lixo. Amácio Mazzaropi foi um dos maiores cineastas independentes do nosso país. Mas essa fica para uma outra matéria.




>>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja também:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...